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sábado, 14 de abril de 2012

MORADORES PROTESTAM CONTRA DESAPROPRIAÇÕES PARA COPA DO MUNDO


Os moradores e comerciantes das Quintas, nas proximidades da Urbana, que serão atingidos pelas obras de mobilidade da Copa de 2014 protestaram, no início da noite desta sexta-feira (13) contra a forma que a Prefeitura do Natal vem conduzindo o processo de desapropriação dos imóveis.  Com faixas e carros de som, os moradores da região ocuparam o trevo em frente a Urbana, no entroncamento entre as Avenidas Industrial João Mota, Felizardo Moura e Mário Negócio em busca de outras soluções, que não sejam desocupar os imóveis.

A Prefeitura iniciou as ações de desapropriação de treze imóveis, dos quais oito já receberam propostas indenizatórias. O comerciante do ramo de material de construção, Manoel Patrício, terá seu prédio retirado para dar lugar as intervenções do complexo da Urbana. "Não houve audiências para ouvir a população sobre outras alternativas. Não estamos buscando indenizações, mas discutir outras vias que podem ser contempladas pelo projeto e garantir melhor fluxo", disse.

As avenidas seriam a Antônio Basílio, Nascimento de Castro, Amintas Barros e Lima e Silva, que poderiam passar por ampliação até desembocar na Industrial João Mota. "Poderia ser uma resposta para melhoria do trânsito", disse.

A mobilização realizada em horário de pico causou trânsito lento em todo o entorno e na avenida Bernardo Vieira.

O QUE VAI MUDAR COM AS OBRAS DA COPA ALÉM DE MEXER COM A VIDA DE MUITA GENTE

Novos projetos de mobilidade urbana - R$ 150 milhões

Corredor 01: Av. Bernardo Vieira 
Concretagem da faixa exclusiva para ônibus; acessibilidade dos passeios; sinalização vertical e horizontal; melhoria dos abrigos para usuários do transporte público; obra de arte no cruzamento com a rua Xavier da Silveira; obra de arte no cruzamento com a avenida Coronel Estevam e linha férrea. O custo estimado é de R$ 41.534.136,63
Corredor 02: Av. Salgado Filho / Av. Hermes da Fonseca 
Criação de corredor de transporte público prioritário; concretagem da faixa prioritária; sinalização horizontal e vertical; acessibilidade dos passeios; implantação do Via Livre; implantação de abrigos para usuários do transporte público; obra de arte com a avenida Alexandrino de Alencar. O custo estimado é de R$ 23.378.397,03.
Corredor 03: Av. Prudente de Morais 
Criação de corredor de transporte público prioritário; concretagem da faixa prioritária; sinalização horizontal e vertical; acessibilidade dos passeios; implantação de abrigos para usuários do transporte público; implantação do Via Livre; obra de arte com a rua Beira Canal; obra de arte com a avenida da Integração. O custo estimado é de R$ 28.794.443,58. 
Corredor 04: Av. Amaro Barreto e AV. Mário Negócio 
Reestruturação dos trechos de corredor exclusivo para transporte público; concretagem da faixa prioritária; sinalização horizontal e vertical; acessibilidade dos passeios; implantação do Via Livre; implantação de abrigos para usuários do transporte público. Custo estimado é de R$ 9.932.119,32. 
Corredor 05: R. Solange Nunes / Av. Coronel Estevam / Av. Rio Branco 
Criação de faixas prioritária e exclusiva para o transporte público; concretagem da faixa prioritária; sinalização horizontal e vertical; acessibilidade dos passeios; implantação do Via Livre; implantação de abrigos para usuários do transporte público; obra de arte sobre a linha férrea no cruzamento com a rua Solange Nunes. O custo estimado é de R$ 28.909.223,80. 
Corredor 06: Av. Presidente Bandeira 
Criação de faixa exclusiva para o transporte público; concretagem da faixa prioritária; sinalização horizontal e vertical; acessibilidade dos passeios; implantação do Via Livre; implantação de abrigos para usuários do transporte público; obra de arte no cruzamento com a avenida Jaguarari; relocação do camelódromo. O custo estimado é de R$ 15.338.727,50.

* Aguardando aprovação do Ministério das Cidades

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